Cerca de 90% dos jovens já votaram, mas apenas 17,5% têm filiação partidária

Católica no Porto
Cerca de 90% dos jovens já votaram, mas apenas 17,5% têm filiação partidária
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023 in Expresso Online

À Lusa, as investigadoras da Universidade Católica Raquel Matos e Mónica Soares – respetivamente, coordenadora e uma das autoras do estudo – indicaram que, para os jovens, “quanto maior a perceção de que a eleição terá impacto na sua vida e na sua comunidade, maior a probabilidade de a ida às urnas se efetivar”.
Estudo de investigadores da Universidade Católica do Porto para o Conselho Nacional de Juventude revela que, dentro do universo dos jovens que já votaram, 81,8% foram às urnas no âmbito das eleições legislativas, 79,1% nas autárquicas, 76,6% nas presidenciais e 45,6% nas europeias.
Um estudo divulgado nesta segunda-feira indica que 89,6% dos jovens já votaram em eleições, mas essa percentagem reduz-se significativamente no que se refere à militância partidária ou sindical, com apenas 17,5% filiados em partidos e 2,4% em sindicatos.
Este estudo, intitulado "Participação política juvenil em Portugal: Resultados de um inquérito 'online' e de grupos de discussão com jovens", foi desenvolvido por investigadores da Universidade Católica do Porto para o Conselho Nacional de Juventude (CNJ).

pt