"Ciclos políticos e a necessária confiança para o futuro de Portugal"

Business School
"Ciclos políticos e a necessária confiança para o futuro de Portugal"
Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024 in Jornal Económico Online

Artigo de Opinião por Sofia Salgado Pinto, Docente na Católica Porto Business School.
O que queremos ver discutido nos próximos debates eleitorais? Que compromissos precisamos ter em cima da mesa de qualquer líder político? É hora de ser exigente, de pedir compromisso e responsabilidade.
Iniciámos o ano, em Portugal (mas não só), com um enquadramento de eleições a curto prazo. Os media têm o foco nos líderes políticos e nos círculos onde estes se movem.
Mas aquilo que vejo ser discutido, seja de passado, seja de futuro, não tem nada a ver com aquilo que vivo diariamente. No meu dia a dia profissional, acompanho empresários e gestores a tomarem decisões importantes sobre investimentos, e grandes investimentos, em Portugal e no estrangeiro, de inovação, de conversão ou transição tecnológica, e de atração ou retenção de talento, para que seja possível manter competitividade, garantir sustentabilidade e também conseguir algum crescimento. O contexto competitivo é grande e o momento continua a ser de incerteza e volatilidade.