Como neutralizar os neutralizadores da liderança?

Business School
Como neutralizar os neutralizadores da liderança?
Segunda-feira, 4 de Janeiro de 2021 in Human Resources Portugal Online

Tendemos a considerar a liderança como um exercício pleno de agência. Acreditamos que os líderes têm espaço de manobra para fazer o que querem/têm de fazer – que são agentes das suas decisões e escolhas. A realidade não adere totalmente a essa crença. A acção dos líderes é afectada por diversos constrangimentos com os quais é difícil lidar. O reconhecimento dessa realidade originou a teoria dos substitutos e neutralizadores da liderança.

Os substitutos são características presentes nos liderados, na tarefa ou na organização, que tornam desnecessária ou irrelevante a acção dos líderes. Por exemplo, trabalhadores altamente competentes e motivados tornam desnecessárias muitas intervenções dos líderes. Outro exemplo: se a tarefa é altamente estruturada, devendo ser executada segundo procedimentos claros, as orientações do líder são redundantes, nada acrescentam e podem mesmo funcionar como ruído. A existência de substitutos tem diversas implicações, uma das mais relevantes é a seguinte: se um líder é incompetente e não pode ser removido, a solução pode passar pela criação de substitutos.

Por Arménio Rego, professor catedrático e director do LEAD.Lab da Católica Porto Business School; e Miguel Pina e Cunha, professor da Nova SBE, detentor da cátedra da Fundação Amélia de Mello em Liderança; com colaboração de vários autores