"Como trazer a voz do cliente para as empresas industriais"

Business School
"Como trazer a voz do cliente para as empresas industriais"
Terça-feira, 4 de Julho de 2023 in jornal de Negócios online

Artigo de opinião por Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business School
Como trazer a voz do cliente para dentro das empresas industriais.
orno forma de diferenciação competitiva e subida tias cadeias de valor globais, cada vez mais empresas industriais adotam estratégias de servitização. Tal consiste, essencial- mente. em os fabricantes competirem através de ofertas integradas de produtos e serviços avançados (ou "soluções"), e não apenas com base nos produtos. Por exemplo, o fabricante de veículos pesados MAN oferece aos seus clientes - empresas de logística - contratos por resultados, nos quais mantém a propriedade dos camiões e os clientes pagam uma taxa fixa por km percorrido. Em troca, o cliente recebe uma gama de serviços de manutenção preventiva, análise do comportamento do motorista e consumo de combustível, permitindo a otimização das suas operações de transporte.