"Comunicação por impulso!"

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"Comunicação por impulso!"
Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2022 in Executive Digest Online

Ana Côrte-Real, diretora MBA Executivo, Católica Porto Business School.
A inspiração para este título assenta no tão conhecido conceito de compras por impulso.
Na verdade, há muito que se investiga esta temática no âmbito do comportamento do consumidor. Desde os anos 80, vários autores argumentam que, durante a compra por impulso, o consumidor experimenta um desejo instantâneo, avassalador e persistente. Esta compra é caraterizada como uma reação não intencional, não reflexiva, que ocorre logo após a exposição a estímulos perante os olhos dos consumidores (havia uns anos, esta exposição acontecia nos pontos de vendas; hoje, acontece, também, online).
Na verdade, todos compreendemos que a compra por impulso é um comportamento de compra repentino, convincente e hedonicamente complexo, no qual a rapidez de um processo de decisão por impulso impede a consideração ponderada e deliberada de informações e escolhas alternativas. O comportamento hedónico é marcado pelo prazer, em contraste com o comportamento utilitário, em que os compradores procuram benefícios funcionais e valor económico no processo de compra.

 

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