"Conhecimento científico, para que o queremos?!"

Católica no Porto
"Conhecimento científico, para que o queremos?!"
Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 in Expresso Online

Célia Manaia, vice-presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa
Ao longo de décadas, as sociedades, sobretudo aquelas em que a cultura anda a par do desenvolvimento económico, habituaram-se a que do conhecimento científico surjam soluções para os mais diversos problemas. Deste modo, o conhecimento científico é visto como uma forma de beneficiar as sociedades, e, portanto, é muito bem aceite. Na realidade, é um benefício, colocado ao nível de um bom sistema de saúde ou rede escolar. Porém, talvez deva ser muito mais.
A visão utilitarista do conhecimento científico, ou seja, a de que serve para resolver problemas, desvirtua não só o papel da ciência, mas também de como esta deve ser usada. Infelizmente, esta visão utilitarista está tão enraizada que é fortemente incentivada pelas entidades que financiam a investigação científica.