Covid-19. Mais de um quinto dos portugueses tem dificuldade em entender restrições da pandemi

Ciências da Saúde
Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021 in Expresso

Cerca de um em cada cinco cidadãos considera difícil perceber as restrições e as recomendações das autoridades de saúde para lidar com as várias fases da pandemia em Portugal. E se a informação for obtida através da comunicação social, a situação piora: 37% tem dificuldade em perceber se a mesma é fiável.

Estas são duas das principais conclusões de um estudo feito a partir da ferramenta COSMO (Covid-19 Snapshot MOnitoring), criada pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de auscultar a população, cujos comportamentos têm um peso decisivo para travar a propagação do vírus, e perceber até que ponto a comunicação científica e política tem sido eficaz.

Em Portugal, o projeto está a cargo da equipa da COSMO.pt, formada por investigadores do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).