Da cultura de ´whistlesblowing´ à cultura de ´speakup´: o poder das palavras

Business School
Da cultura de ´whistlesblowing´ à cultura de ´speakup´: o poder das palavras
Segunda-feira, 27 de Março de 2023 in Jornal Económico online

Artigo de opinião de Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School.
Consideramos que é crucial a transformação para uma cultura organizacional, na qual NÃO seja necessário ter coragem moral para “denunciar/reportar”.
Confesso a minha incapacidade para traduzir eficazmente estas duas palavras – whistlesblowing e speakup –, mas acredito que a reflexão coletiva sobre o seu significado e a escolha da expressão mais positiva fazem toda a diferença.
A mudança de paradigma implica deixar cair o rótulo de “denunciante/delator/bufo” e passar a reconhecer o mérito dos que são capazes de dar voz às injustiças, de sinalizar as más práticas éticas, de reportar o intolerável. A mudança cultural poderá então acontecer, de forma gradual, mas sólida, ancorada na exemplaridade dos que premeiam a transparência, a responsabilidade e o respeito.