Deans´ Corner – “Conciliar produtividade e sustentabilidade ambiental: pense Lean!”

Business School
Terça-feira, 16 de Novembro de 2021 in Negócios online

Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business School.
O aumento da produtividade tem sido um desígnio para a economia nacional há décadas. Enquanto o setor público tem marcado passo, o setor empresarial sujeito a concorrência tem feito progressos significativos, por exemplo, recorrendo às boas práticas do Pensamento Lean. Estas práticas nasceram no fabricante japonês de automóveis Toyota, e estão hoje disseminadas por todo mundo. A ideia principal é o ataque sistemático ao desperdício, definido como tudo que não acrescenta valor ao produto ou serviço produzido pela organização. Tal consegue-se através do envolvimento de todas as pessoas da organização em atividades de melhoria contínua dos processos. Diariamente, são identificadas pelas pessoas pequenas oportunidades de melhoria na forma como o trabalho é feito e que, cumulativamente e ao longo do tem- po, podem ter um impacto dramático na produtividade. O resultado tem sido conseguir "fazer mais com menos", mantendo ou melhorando a proposta de valor ao cliente.