"Deans Corner: Poderá a "uberização" mitigar os atuais problemas nas cadeias de abastecimento?"

Business School
Segunda-feira, 25 de Julho de 2022 in Negócios Online

Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business School, Professor Catedrático, Diretor do Service Management Lab.
O modelo de negócio da Uber assenta numa plataforma virtual que permite fazer o emparelhamento dinâmico e em tempo real entre a procura de clientes individuais por viagens e a capacidade disponível (veículos e condutores) para a satisfazer. Não obstante as dúvidas que se têm colocado a respeito das práticas laborais da Uber, conceptualmente este modelo proporciona uma grande flexibilidade na afetação de recursos à satisfação da procura. Entre outras vantagens, permite que veículos que de outra forma estariam parados sejam co- locados ao serviço dos clientes quando é preciso. Deste modo, o parque global de veículos que seria necessário para servir os clientes é otimizado e tem taxas de utilização superiores. Ganham os clientes e ganham os detentores dos veículos.