"Dia da Europa, do passado e do futuro dos europeus"

Direito
"Dia da Europa, do passado e do futuro dos europeus"
Terça-feira, 9 de Maio de 2023 in Público online

Artigo de opinião por Inês Pereira de Sousa, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. 
Neste dia, 9 de Maio, celebramos o povo europeu, a sua resistência, a sua solidariedade, o seu sacrifício. A melhor homenagem ao passado da Europa é não o repetir. 
A Europa "não se fará de um golpe", advertiu Robert Schuman, um dos pais fundadores da atual União Europeia. Na sua Declaração magistral, proferida a 9 de maio de 1950, apelou aos laços de solidariedade e à aproximação dos povos europeus como forma de manutenção da paz mundial. Estas palavras imortalizaram-se na elevação do dia 9 de maio a dia da Europa.
Neste ano, dedico umas palavras ao passado e ao futuro da Europa. Num dia comemorativo da construção europeia, é necessário evocar o passado para que todos tenham presentes as dificuldades e os desafios que a Europa enfrentou para se refazer das cinzas da guerra. Destas memórias poderão retirar-se ilações para um momento histórico tão delicado como aquele que vivemos. Numa Europa manchada de sangue pelas mãos de um tirano, nunca é demais afirmar que esta é a pior forma de reescrever a história da Humanidade.
Assistente Convidada da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade

pt