"Digitalização inclusiva: a tecnologia ao serviço de todos os consumidores"

Business School
"Digitalização inclusiva: a tecnologia ao serviço de todos os consumidores"
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023 in Jornal de Negócios online

Artigo de opinião de Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business School, Professor Catedrático, Diretor do Service Management Lab.
Para que a inclusão digital seja uma realidade os prestadores devem envolver no desenho dos serviços não só os clientes “mainstream”, mas também os clientes de grupos potencialmente vulneráveis.
Qualquer consumidor pode experimentar sentimentos de vulnerabilidade no acesso e consumo de serviços. Por exemplo, passageiros com problemas de audição que não compreendem as informações prestadas pelo sistema de som de uma estação de comboios, clientes da banca que sentem stress emocional aquando da tomada de decisões financeiras que podem ter consequências gravosas na sua vida pessoal ou recebedores de apoios sociais que receiam...