"Diretiva da sustentabilidade, obrigações de relato de informação a partir de 2024"

Business School
Sexta-feira, 23 de Junho de 2023 in Jornal Económico Online

Artigo de opinião por Luisa Anacoreta, docente da Católica Porto Business School.
Cabe às empresas mostrar que sabem medir emissões de CO2, que as medem efetivamente, que sabem como as reduzir, seja por substituição ou por compensação, e como estão a contribuir para a meta europeia.
É objetivo vinculativo da União Europeia a obtenção de neutralidade climática até 2050. A Comissão Europeia compromete-se a assegurar também que, até 2050, todos os ecossistemas mundiais são restaurados, resilientes e adequadamente protegidos, colocando a biodiversidade da Europa na via da recuperação até 2030.
Alcançar a neutralidade carbónica significa não adicionar emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Tal consegue-se por via da eliminação direta de emissões de dióxido de carbono, pela compensação entre emissões produzidas de dióxido de carbono e atividades que o retiram da atmosfera, ou por uma combinação entre ambas.