"Dunning Kruger effect"

Business School
"Dunning Kruger effect"
Quinta-feira, 19 de Outubro de 2023 in Jornal Económico Online

Artigo de opinião por Maria da Conceição Andrade e Silva, docente da Católica Porto Business Schooll.
O título remete para um comportamento que se traduz no facto de a maior parte dos indivíduos se considerarem acima da média. Num inquérito sobre a missão da escola, perguntámos aos pais como classificavam o desempenho do seu(ua) educando(a) relativamente à turma que frequentava. As opções eram de 1 a 5 onde 1 significava muito abaixo da média e 5 muito acima da média.
Quase 3300 pais responderam a esta questão, mas destes apenas 15 (0.5%) consideraram que o desempenho do seu filho(a) estava no nível 1, e apenas 95 (2.9%) consideraram que se encontrava num nível 2. A verdade é que a maioria dos pais 2518 (76%) considerou que o seu filho ou filha apresentava um desempenho de 4 ou 5, e, portanto, acima da média ou muito acima da média.
Este tipo de respostas não deixa de ser interessante e é muito mais prevalecente na prática (inclusive no mundo das organizações e das respetivas lideranças), do que aquilo que possamos imaginar. Tem um nome e chama-se “Dunning-Kruger effect” e traduz-se no facto de a maior parte dos indivíduos se considerarem acima da média. Isto é, se numa organização perguntarem a um trabalhador se ele considera o seu desempenho acima, na média, ou abaixo da média a resposta predominante será acima da média – o que é uma impossibilidade matemática.

pt