"E ao trigésimo dia... continuou"

"E ao trigésimo dia... continuou"
Quinta-feira, 24 de Março de 2022 in CNN Portugal Online

José Azeredo Lopes, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica.
Marca-se hoje um mês desde o início da guerra na Ucrânia, e os papéis estão tão claramente definidos que não vou repetir mais do mesmo. Este conflito está a ter um impacto nas relações internacionais e, mais em particular, nas relações intraeuropeias e transatlânticas, imprevisto, mais fundo e transformador do que, acredito, do que o tenha sido feito em qualquer previsão.
Onde se admitia um, aconteceu dez. Ia haver, não ia haver, conflito? Ia, e em proporções, envergadura e objetivos gerais, completos e avassaladores. A Rússia tem, evidentemente, uma série de objetivos que prossegue com a guerra que desencadeou. Hoje, trinta dias volvidos, todos pressupõem o pior, e nunca a formulação relativamente limitada que poderia ter sido aquilo que começou – há tanto tempo – com o reconhecimento da “independência” das entidades separatistas de Lugansk e Donetsk.