"Ecossistemas empresariais: uma realidade em emergência"

Business School
"Ecossistemas empresariais: uma realidade em emergência"
Terça-feira, 1 de Agosto de 2023 in Jornal de Negócios

Artigo de opinião por Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business School.
Para serem flexíveis e eficazes, os ecossistemas assentam em relações de confiança entre os parceiros, e não na lógica contratual dos mercados, o que leva tempo a desenvolver; adicionalmente, requerem gestores e acionistas responsáveis, com orientação para o longo-prazo.
Nos últimos 30 anos, a investigação na área da Gestão tem recomendado que as empresas colaborem entre si para oferecer propostas de valor melhoradas aos seus clientes finais. Inicialmente, o foco foi colocado na colaboração entre as empresas e os seus fornecedores, no contexto de cadeias de abastecimento lineares, desde as matérias-primas aos produtos ou serviços finais.