"Enquanto não formos capazes de aumentar salários, é difícil reter trabalhadores em Portugal"

Business School
Sexta-feira, 9 de Fevereiro de 2024 in ECO - Economia Online

Entrevista a João Pinto, dean da Católica Porto Business School
Evitar a saída de profissionais de Portugal depende do aumento dos salários. Quem o diz é o novo diretor da escola de negócios da Católica Porto, que critica medidas como a "devolução" das propinas.
Já são mais de 850 mil os jovens que decidiram sair de Portugal e nem o IRS Jovem, nem a devolução das propinas estão a conseguir dar um contributo relevante para estancar essa fuga de talento. Quem o diz é o novo diretor da escola de negócios da Católica Porto, que, em entrevista ao ECO, sublinha que, enquanto o país não conseguir pagar melhores salários, continuará a ser difícil reter cá profissionais.
Além de reforçar o investimento, melhorar a produtividade e baixar a carga fiscal, João Pinto adianta que para que os salários engordem de forma mais significativa do que nos últimos anos é preciso avançar com a formação dos gestores e líderes das empresas portuguesas. Com melhores qualificações, terão capacidade de gerar mais riqueza e, assim, reforçar os vencimentos, acredita o responsável.