"A escola e a dominação insustentável do sistema burocrático"

Educação e Psicologia
"A escola e a dominação insustentável do sistema burocrático"
Terça-feira, 25 de Outubro de 2022 in Público online

Artigo de opinião de José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia
É sabido que a ordem burocrática é uma ordem infeliz e pessimista. Que perdura porque desresponsabiliza, securiza e protege. Porque cria a ilusão do poder e do controlo.
O sistema burocrático concebido, na sua versão moderna, por Max Weber funda-se no carácter legal das normas e regulamentos, na formalidade das comunicações, na divisão do trabalho racional, na impessoalidade das relações, na hierarquia da autoridade, na estandardização de rotinas e uniformidade de procedimentos, na valorização da competência técnica e na meritocracia, na separação entre propriedade e administração, na profissionalização, e na suposta previsibilidade do funcionamento.