"Esquecer os “comportamentos desviantes” e as ameaças"

Educação e Psicologia
"Esquecer os “comportamentos desviantes” e as ameaças"
Sexta-feira, 5 de Maio de 2023 in Público online

Artigo de opinião por José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Como a “inflação de notas” não está tipificada na legislação, o Ministério da Educação está a rever o regime sancionatório a aplicar às escolas privadas apanhadas com estes comportamentos.
Pelo menos desde 2019, o Ministério da Educação tem vindo a sustentar que há escolas que supostamente inflacionam as notas revelando “comportamentos desviantes” de fuga à normalidade da “curva de Gauss”, de desvio face ao padrão dos resultados obtidos em exame, ou ainda de desvio face a uma média nacional.
Como o conceito de “inflação de notas” não está tipificado na legislação, refere o Ministro da Educação que o Governo está a rever o regime sancionatório das escolas privadas para conseguir dar uma "resposta mais rígida" a escolas apanhadas a cometer estes gravosos comportamentos.