"Este é o momentum do Banco de Fomento"

Business School
"Este é o momentum do Banco de Fomento"
Segunda-feira, 7 de Fevereiro de 2022 in Dinheiro Vivo Online

Paulo Alcarva, docente da Católica Porto Business School.
O choque económico associado à pandemia da covid-19 está a afetar fortemente a capacidade de geração de resultados por parte das empresas, pondo em causa a sua capacidade para fazer face aos compromissos creditícios no curto e médio prazo. As moratórias que estiveram em vigor até setembro apenas protelaram o problema, cuja dimensão dos impactos negativos podemos intuir, mas que verdadeiramente ainda não se consegue medir, dada a manutenção da imprevisibilidade da evolução da situação económica.
De entre as empresas mais vulneráveis estão seguramente aquelas que já evidenciavam antes da crise níveis de sobre-endividamento elevados, mas também aquelas que viram a situação degradar-se drasticamente, apresentando resultados operacionais negativos. Acresce que este conjunto de empresas aumentou, em 2020, o seu stock de dívida em cerca de 9%, atingindo 31% do total de endividamento das empresas portuguesas, sobretudo ao abrigo de medidas de incentivo ao crédito bancário (linhas covid). Daqui decorre que o previsível aumento dos incumprimentos pós-moratórias vai resultar na falência destas empresas zombies e, concomitantemente, na efetiva constituição de imparidades por parte dos bancos para absorver perdas.