"O extraordinário mundo da conservação de arte contemporânea"

Artes
"O extraordinário mundo da conservação de arte contemporânea"
Terça-feira, 2 de Agosto de 2022 in Público online

Joana Teixeira, docente da Escola das Artes, da Universidade Católica no Porto.
Uma obra de arte contemporânea não coabita unicamente na matéria, em que qualquer meio é um possível transmissor artístico, da qual não estarão dissociadas as questões de conceptualidade, fundamentais no sistema de interpretação das obras contemporâneas.
Se o ponto de partida, o próprio universo da arte contemporânea, é extraordinário, pela oportunidade que nos é dada de deleite e apreciação de obras de arte que convidam à submersão pela transformação de pensamentos e pontos de vista individuais, não menos extraordinário, será o contexto da conservação das diferentes tipologias que compõem o grande grupo da arte contemporânea.
Pensar na conservação da arte contemporânea pressupõe ir para além das questões materiais, que, por si só, são complexas e claramente exigentes, seja pela presença de materialidades efémeras, heterogéneas e de grande diversidade, seja pelas questões de degradação material incontornáveis e desconhecidas ou pela obsolescência material associada aos recursos e escolhas tecnológicas.