"Felicidade Infeliz"

Business School
"Felicidade Infeliz"
Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022 in RH Magazine Online

Arménio Rego, Professor catedrático convidado na Católica Porto Business School e Miguel Pina e Cunha, Professor catedrático na Nova SBE.
Tom aprendeu a falar várias línguas. Estudou computação, mas não se sentiu preenchido. Empenhado em ser feliz, procurou uma carreira compatível com os seus interesses e valores. Trabalhou nas Nações Unidas, depois numa startup nova-iorquina, seguidamente como gestor de supermercado, finalmente como consultor. Pensou em mudar para Porto Rico, Trinidad, Colômbia ou Canadá. Insatisfeito, tentou standup comedy. Considerou obter formação, no estrangeiro, em educação, ciência, gestão ou psicologia. Insatisfeito com o seu caminho para a felicidade, criou uma ferramenta online para ajudar as pessoas a desenvolverem hábitos mais produtivos. Insatisfeito novamente, mudou-se para Pequim, seguidamente para a Alemanha, depois para o Canadá, e voltou aos EUA. Regressou à Alemanha para trabalhar num website que ajudava casais. Voltou a Pequim para vender mobiliário de escritório. Teve posteriores experiências em dois continentes. Esta é a história relatada por Adam Grant para mostrar como a busca da felicidade pode ser uma fonte de infelicidade. Do seu ponto de vista, Tom cometeu quatro erros:

1. Tão preocupado em alcançar a felicidade, Tom esqueceu-se de viver cada momento, de se entregar a cada projeto, e de desenvolver relacionamentos frutuosos duradouros.

2. Sobrestimou o papel das circunstâncias na sua felicidade. Entusiasmado com cada projeto, rapidamente se acostumou ao mesmo – e a emoção perdeu-se.

3. Tom focou a atenção em si próprio, esquecendo-se de que a felicidade se constrói na relação com os outros.

4. Buscou mais emoções positivas intensas do que emoções positivas frequentes. Incapaz de encontrar intensidade permanentemente, experimentou frustração. Obcecado com o emprego de sonho e o país ideal, não conseguiu apreciar as pequenas e belas coisas que cada emprego e cada país lhe proporcionavam.

pt