Francisca Guedes de Oliveira: "O drama da descapitalização"

Business School
Francisca Guedes de Oliveira: "O drama da descapitalização"
Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021 in Jornal Económico (O)

A descapitalização das empresas é, segundo a economista e professora universitária da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, Francisca Guedes de Oliveira, um dos "grandes problemas" a que se deve dar resposta para garantir uma recuperação económica sólida: "Uma estratégia de capitalização é mais do que possível, necessária".

Isto porque, se algumas empresas "já tinham problemas de descapitalização" antes da pandemia, outras vieram agora a evidenciar " problemas de liquidez complicados". Tudo misturado, dá origem a "problemas ainda mais graves". Cética quanto à possibilidade de os apoios do Governo permitirem (ou não) a capitalização das empresas de forma eficaz, alertou para a necessidade de esses instrumentos de apoio serem dirigidos às empresas "que apanharam um embate grande durante a mas que têm viabilidade", ou seja, às empresas que "têm de ser apoiadas, são viáveis e vão continuar o fôlego e dinamismo à economia".

Os apoios ao tecido empresarial assentaram sobretudo no adiamento das obrigações de crédito, as chamadas moratórias, que tiveram uma adesão em Portugal desproporcional ao resto da Europa. O presidente do conselho de administração executivo do Crédito Agrícola, Licínio Pina, avisou que, embora as moratórias tenham sido úteis num primeiro momento, são agora uma ameaça à saúde do sistema financeiro.

Nota: Pode ler o artigo na íntegra na edição impressa do Jornal Económico de 26 de fevereiro de 2021, disponível nos locais habituais.