"Francisca Oliveira considera que pandemia mantém economia em perigo"

Business School
"Francisca Oliveira considera que pandemia mantém economia em perigo"
Quarta-feira, 6 de Outubro de 2021 in RTP Online

A economista Francisca Guedes de Oliveira advertiu que Portugal ainda está "longe de estar fora de perigo" no que aos condicionalismos económicos da pandemia diz respeito, apontando para o segundo semestre de 2022 a análise do que se passou.

"A pandemia, infelizmente, ainda não acabou de vez, e depois, mesmo do ponto de vista das nossas empresas e das nossas famílias, houve uma perda brutal de rendimentos, sobretudo determinados setores passaram por privações tremendas. Estamos longe de estar fora de perigo e fora de situação frágil", disse, em entrevista à Lusa, a economista.

Francisca Guedes de Oliveira, falando a propósito do Orçamento do Estado para 2022, estimou ainda que 2022 seja o ano da retirada gradual (phasing out) das medidas de apoio relacionadas com a pandemia.

"Eu acho que há medidas que vão ter de ser mantidas, acho que há coisas que vão ter de ser olhadas com muito cuidado, mas é expectável que seja um phasing out", assinalou a professora universitária.

Caso se confirmem fatores como o controlo da pandemia, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) "e que o desemprego se continua a manter nos níveis, apesar de tudo, controlados que se tem mantido", a docente na Universidade Católica do Porto considera "natural que, no fundo, se comece a deixar o doente sair do coma e tentar respirar por si só".

A economista antecipou que as empresas que eram "viáveis, que tinham um projeto, um plano de negócios" e que perderam liquidez com a crise pandémica "vão conseguir respirar sozinhas".

"Existem outras que vão ter que ser deixadas cair. Eu não acho que haja muita hipótese de se segurar tudo. Mas eu acho que aquelas que irão cair são aquelas que não tinham o tal projeto saudável e viável. São aquelas que se iam aguentando", referiu, por outro lado, a académica.