"A generosidade ontológica como motor da ação na empresa"

Business School
"A generosidade ontológica como motor da ação na empresa"
Segunda-feira, 4 de Dezembro de 2023 in Jornal Económico online

Artigo de opinião de Conceição Soares, docente da Católica Porto Business School.
A ética na empresa tem de partir do seu interior, de uma vontade(s) que não se deixa apenas nortear pelo lucro, mas é capaz de criar verdadeiras comunidades vivas.
A ética na empresa pode ser pensada a partir da ação na sua fundamentação vital, a ação que anima tudo o que vive e não apenas a ação centrada no humano. É por isso que a ética não pode ficar aprisionada no antropocentrismo, mas deve encontrar a sua raiz na ontologia, no comum do ser, na vinculação primordial entre todos os seres.
A ação é a nossa experiência primeira do real, o modo pelo qual nos aproximamos uns dos outros e por meio disso somos e conhecemos. Nesse sentido o que é determinante na ação não é o mental, o intelecto, mas a vontade, porque é a vontade que exprime o nosso querer no sentido de nos aproximar ou de nos afastar desse mesmo real.
Na vida da empresa essa ação poder ser muito positiva, traduzindo-se numa cooperação entre os seus membros, ativa e viva, para além do funcional e instrumental. Enraizar a ética na ontologia não só a descentra do humano, como nos possibilita desenvolver uma experiência da generosidade existencial que antecede a norma e a regra e se concretiza numa abertura e acolhimento ao outro, que não é norteada pela função que cada um desempenha, mas por aquilo que cada um é, tendo em conta o seu valor intrínseco.