"The Great Pretender- Bem-estar e saúde mental no local de trabalho"

Educação e Psicologia
"The Great Pretender- Bem-estar e saúde mental no local de trabalho"
Quinta-feira, 14 de Março de 2024 in RH Magazine

Artigo de Opinião por Vânia Sousa Lima, Docente da Faculdade de Educação e Psicologia , da Universidade Católica Portuguesa no Porto - Antes de meritória, a atenção que progressivamente as organizações outorgam ao bem-estar e saúde mental no trabalho é requerida.
Oh-oh, yes, I’m the great pretender
Pretending that I’m doing well
My greed is such, I pretend too much
I’m lovely, but no one can tell”
Para os mais distraídos, esta não é a letra do single de 1955 dos The Platters, cuja versão de 1987 de Freddie Mercury é para muitos mais conhecida. Atente-se: “greed” substitui  “need” no original, “lonely” transforma-se em “lovely”. A necessidade dá lugar à ganância, o sentir-se só transmuta-se na percepção de se ser adorável. A adaptação (da letra) escuda-se na velha máxima de que “vivemos num mundo em mudança” (spoiler alert: é mesmo velha, esta máxima).
Mudança assiste-se na progressiva atribuição da relevância do bem-estar e saúde mental em contexto de trabalho, com as instituições gradativa e explicitamente a integrarem esta dimensão nos seus planos de acção e formação. É um movimento que se exige.