"Imagens janela, imagens brinquedo"

Artes
"Imagens janela, imagens brinquedo"
Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022 in Público online

Carlos Natálio, docente da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. 
A imagem de Triplett oferece-nos ainda uma outra camada de interpretação: no lugar da tela, que era um mecanismo de espelhamento e reenvio, está a coisa em si.
Recentemente, o realizador Paul Schrader partilhou nas redes sociais uma fotografia tirada por Shawn Triplett, um fotógrafo amador norte-americano. Esta imagem, que se tornou viral, capta um cinema destruído na cidade de Mayfield, no Kentucky, devido a um tornado que assolou vários locais dos Estados Unidos. A fotografia é tirada do ponto de vista de um espectador sentado na sala de cinema, e no local da tela está um buraco, revelando o lado de fora: uma cidade em escombros.
Uma imagem eloquente a terminar 2021 cujo poder assenta numa certa literalidade paradoxal: se, por um lado, ela visualiza o potencial realista que o crítico francês André Bazin depositava no cinema, o de ser uma “janela para o mundo”; por outro lado, esta fotografia comenta a decadência da importância dos rituais de visionamento do cinema em sala, acentuado neste par de anos de confinamentos intermitentes. Como se o extremo cumprimento realista do cinema implicasse, em função da sua metamorfose com o “lá fora”, uma decadência de uma forma de ver o cinema. Artigo completo disponível

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