"Impacto da IA no trabalho: o que sabemos após um ano de ChatGPT"

Business School
"Impacto da IA no trabalho: o que sabemos após um ano de ChatGPT"
Segunda-feira, 20 de Novembro de 2023 in Negócios online

Artigo de opinião por Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business School.
Mas por mais dados que existam - que são sempre sobre o passado - será impossível treinar estes sistemas para anteciparem tudo com que um mundo real cada vez mais incerto os possa confrontar.
No atual mês de novembro assinala-se a passagem de um ano desde a introdução da ferramenta de inteligência artificial (IA) ChatGPT. Esta foi a primeira aplicação de geração de texto gratuita e de uso massificado. Dois meses após o seu lançamento contava com 100 milhões de utilizadores. Mostrou ao público em geral as potencialidades da IA em proporcionar boas interações conversacionais com máquinas, e desmistificou a sua utilização.
Deste então, têm sido feitos diversos estudos sobre o impacto da IA nas empresas e no mundo de trabalho. O número de estudos é ainda limitado e a própria tecnologia está a evoluir rapidamente. Deste modo, não existe ainda grande clareza sobre os seus impactos. Não obstante, proponho-me destacar algumas ideias-chave que têm surgido e que me parecem relativamente sólidas.