"A insustentável crise alimentar mundial (não sei se já publicaste este na 6F)"

Biotecnologia
"A insustentável crise alimentar mundial (não sei se já publicaste este na 6F)"
Sexta-feira, 21 de Outubro de 2022 in Público online

Artigo de opinião por Marta Correia, docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Os produtos de origem animal são uma importante fonte de proteínas e nutrientes de alta qualidade, mas o seu impacto nos gastos dos recursos do planeta é indubitável.
A alimentação e a agricultura são, atualmente, assuntos fundamentais nas agendas internacionais. Por um lado, pelo impacto crescente das alterações climatéricas nos fluxos de produção, por outro, pelo reconhecido agravamento da crise alimentar decorrente da pandemia e das consequências do conflito na Ucrânia. De facto, as interrupções sentidas na cadeia e disponibilidade alimentares, foram, até agora, suficientes para afetar os mercados e as famílias, em todo o mundo, aumentando o número de pessoas em situação de insegurança alimentar. Em paralelo, as mudanças climatéricas aumentam o risco de colheitas pouco produtivas, de fenómenos catastróficos e de migrações em grande escala, agravando ainda mais os preços dos alimentos.