José Matias Alves: "Professores: Luz do mundo, salvação da humanidade"

Educação e Psicologia
José Matias Alves: "Professores: Luz do mundo, salvação da humanidade"
Segunda-feira, 4 de Outubro de 2021 in Público Online

É uma tese antiga que a “cruel pedagogia do vírus” tornou evidente: os professores são a luz para milhões de crianças e jovens e a salvação da humanidade. A pandemia tornou clara a centralidade dos professores na gestão das aprendizagens dos alunos, mesmo no ensino remoto de emergência. De um dia para o outro, ativaram novos dispositivos de interação e comunicação, geraram a esperança possível no meio de angústias e medos. Mesmo fechados em casa, e na diluição de fronteiras entre a casa e a escola, os professores, com o suporte das tecnologias, conseguiram o quase milagre de continuarmos juntos no aprender a conhecer, no aprender a fazer, no aprender a ser em circunstâncias dramáticas, conseguindo mesmo instituir alguma convivência a distância.

Como se sabe, a escola em casa não é a mesma coisa. A privação física dos outros, a clausura em espaços fechados, as distâncias e as máscaras obrigaram os professores a reinventar a sua profissão para conseguirem ver os rostos dos outros, ativar a chama do conhecimento que emancipa e liberta e o afeto que nos une, a relação que nos acalenta. São, seguramente, heróis nestes tempos que foram muito sombrios. Neste breve texto, seja-me permitido sublinhar as dimensões essenciais que sustentam a consistência da tese que aqui apresento.