"LEADING OPINION - TODOS, TODOS, TODOS?"

Business School
"LEADING OPINION - TODOS, TODOS, TODOS?"
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2023 in Líder Online

Artigo de opinião por Arménio Rego, docente da Católica Porto Business School.
Todos, todos, todos” – expressão que o Papa Francisco usou na recente JMJ – é o expoente simbólico da inclusividade e diversidade (I&D). O tema está na moda e prolifera no espaço mediático. Numerosas organizações têm vindo a adotar, genuinamente, práticas de I&D. Outras simplesmente cavalgam a onda para, através de narrativas e campanhas publicitárias, se autopromoverem e conquistarem reputação. O marketing inclusivo é uma dessas autopromoções que, frequentemente, não se traduzem em substância na ação. Vejam-se os casos de organizações que se autopromovem como paladinas da diversidade (de género, normalmente) – mas matam o mensageiro da má notícia, buscam o pensamento único, e fazem a vida negra aos trabalhadores pobres a quem pagam miseravelmente. Não me levem a mal, pois sei que o respeito e a dignidade imperam em numerosas organizações e são bússola para inúmeros empresários e gestores. Pretendo apenas sinalizar que, se somos realmente amantes da I&D, não devemos recorrer apenas à parcela da linguagem de Francisco que serve os nossos interesses – e desprezar tudo o resto.