"As leguminosas: passado, presente e futuro"

Biotecnologia
"As leguminosas: passado, presente e futuro"
Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2023 in Público online

Artigo de opinião por Marta Wilton Vasconcelos, docente e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia/CBQF da Universidade Católica Portuguesa.
À medida que o Cristianismo se difundia, promovia-se uma dieta de grande frugalidade: simbólica e explicitamente contra a extravagância e a ganância.
As leguminosas são parte integral da dieta dos portugueses e são fontes preciosas de serviços de ecossistema. Os achados arqueológicos mostram que o primeiro consumo humano de leguminosas remonta a antes de 10.000 anos A.C..
Na era Neolítica, o cultivo de cereais veio primeiro, mas logo depois vieram as leguminosas. As civilizações mesopotâmicas e egípcias cresceram e alimentar-se de diversos tipos e variedades de leguminosas.