"A mão visível - Como não abrir a caixa de Pandora?"

Business School
"A mão visível - Como não abrir a caixa de Pandora?"
Quarta-feira, 5 de Janeiro de 2022 in Jornal de Negócios Online

Álvaro Nascimento, docente da Católica Porto Business School.
Discutimos se a inflação é transitória ou se veio para ficar, fingindo que não é um fenómeno monetário, cuja persistência temporal depende das políticas do BCE e cujos efeitos de redistribuição social são relevantes. A continuidade de políticas monetárias expansionistas, como as que temos vivido, para além das possibilidades de crescimento real da economia, vai traduzir-se numa escalada de preços. Tão cedo se retire o pé do acelerador, regressaremos a níveis mais modestos. Matematicamente, é a equação geral das trocas a funcionar: por norma, só há inflação se esta for permitida pela oferta de moeda!
Contudo, mesmo que o BCE modere a sua política, a subida de preços nos próximos tempos vai ocorrer e vai ser significativa. Aliás, fenómeno que se antecipava já há algum tempo. Os excessos de liquidez (monetária) existentes na economia - e que foram amplificados pela garantia de rendimento durante a pandemia, sem ter correspondência na produção - resultaram em aplicações especulativas de poupanças em mercadorias e matérias-primas (perante taxas de juro negativas) e, mais recentemente, num desejo incontido de consumo por parte das famílias.