Mau ambiente nas nossas cozinhas

Biotecnologia
Mau ambiente nas nossas cozinhas
Quinta-feira, 12 de Agosto de 2021 in Visão

Muita gente lava o frango antes de o cozinhar por motivos de higiene. Não deixa de ser irónico que essa “medida higiénica” seja uma das principais causas de contaminação da cozinha – o frango é a maior fonte da bactéria i., o agente que provoca mais casos de intoxicação alimentar na Europa, e lavá-lo só vai ajudar a espalhar os micróbios. É por isso que uma das regras de ouro é precisamente não passar o frango por água antes de o preparar.

“Quando perguntávamos às pessoas porque estavam a lavar o frango, elas nem percebiam a pergunta”, recorda Paula Teixeira, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina, da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e autora de dois estudos sobre contaminação ambiental nas cozinhas domésticas.

Um dos estudos, publicado em janeiro na revista científica International Journal of Food Microbiology, acompanhou 18 casos portugueses e redundou num manual de más maneiras: 13 (72%) não lavaram as mãos antes de começarem a tratar da carne; 12 (67%) lavaram o frango previamente, debaixo de uma torneira aberta (num inquérito anterior a 609 portugueses, concluiu-se que este é um hábito de mais de metade das pessoas); e houve até um caso de alguém que arrumava a loiça lavada enquanto preparava a carne com as mãos.

Se soubessem o que o frango escondia, talvez tivessem tido outro cuidado – das 18 amostras de frango recolhidas, 14 (78%) estavam contaminadas com Campylobacter. No final, os investigadores analisaram várias superfícies e descobriram que a bactéria passara para duas tábuas de cortar, dois lava-loiças e um pano de cozinha. E este é um micróbio que não precisa de grandes quantidades para causar problemas, sublinha Paula Teixeira: “A dose para provocar uma doença é muito baixa. Basta meia dúzia de células.”

O estudo seguinte, já com vários países europeus, revelaria um hábito ainda mais arriscado.

Nota: Pode ler o artigo na íntegra na edição impressa da Visão de 12 de agosto de 2021.

pt