"Opinião de Azeredo Lopes: Balançar sem tropeçar"

"Opinião de Azeredo Lopes: Balançar sem tropeçar"
Domingo, 6 de Março de 2022 in Jornal de Notícias

José Azeredo Lopes, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica.
Estão andados dez dias desde o início da invasão. Dez dias, mas parecem anos. Há mais de cem anos, John Reed escreveu o "Dez dias que abalaram o Mundo", uma cartilha apaixonada pela revolução bolchevique que terá, conta-se, entusiasmado Lenine. Espero que estes nossos dez dias não tenham um impacto tão telúrico na História da Humanidade (para o bem; e para o mal). É que os balanços muito curtos são arriscados, quase tanto como as previsões.
Com este cuidado de humildade, suponho que se possam já definir algumas constantes e novidades. Confirma-se o apetite voraz desta Rússia "de" Putin relativamente à Ucrânia, assim como a propensão para desestabilizar gravemente Estados que antes integravam a União Soviética. Geórgia, com a captura da Ossétia do Sul e a oeste da Abcásia; na Ucrânia, em 2014, a anexação da Crimeia e a ocupação de facto de parte do Donbass e, agora, isto; e confirmação da captura política total da Bielorrússia.