Os "alimentos-refúgio" em tempos de crise

Educação e Psicologia
Os "alimentos-refúgio" em tempos de crise
Sexta-feira, 3 de Março de 2023 in Negócios

A conta do supermercado disparou. Para atenuar os efeitos da inflação, muitos portugueses escolhem produtos mais baratos, muitas vezes pobres do ponto de vista nutricional. A dificuldade em fazer face às despesas aumenta os níveis de ansiedade, o que favorece também a procura pela chamada "comida de conforto", rica em açúcar e gordura, com consequências negativas para a saúde física e mental. A relação entre alimentação e comportamento está a ser estudada pela ciência. Patrícia Oliveira-Silva, diretora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), da Universidade Católica Portuguesa. no Porto, é uma das investigadoras que se tem debruçado sobre o tema. A chave para o bem-estar, diz, está no equilíbrio e na diversidade daquilo que consumimos.

Nota: Pode ler o artigo na íntegra na edição impressa do Jornal de Negócios de 3 de março de 2023.