"Os requisitos para o acesso à advocacia"

"Os requisitos para o acesso à advocacia"
Segunda-feira, 2 de Maio de 2022 in ECO - Economia Online

Agostinho Guedes, docente de Direito da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica.
Continuamos sem saber por que razão a licenciatura em Direito é insuficiente para o exercício da profissão de magistrado.
Em setembro do ano passado, surgiram notícias na comunicação social de uma deliberação da Assembleia Geral da Ordem dos Advogados (OA) na qual se aprovou uma proposta de alteração ao Estatuto da OA, a enviar à Assembleia da República.
Nas notícias, era referido que o Bastonário justificou a proposta com o argumento de que a advocacia é “tão ou mais exigente do que a magistratura judicial ou do Ministério Público” e manifestou a convicção de que a mudança irá “dotar os futuros advogados de melhor qualificação”.