Papa celebra 85 anos marcados por legado humanista

Católica no Porto
Papa celebra 85 anos marcados por legado humanista
Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021 in Jornal de Notícias

Jorge Mano Bergoglio nasceu a 17 de dezembro de 1936 na Argentina e cedo iniciou a caminhada na vida religiosa ao ingressar na Companhia de Jesus aos 22 anos. Conhecido por Francisco, o chefe máximo da Igreja Católica destaca-se por ser o primeiro Papa proveniente do continente americano.
No dia em que completa 85 anos, a comunidade que o segue questiona o futuro, na expectativa de perceber se o pontífice vai permanecer no cargo ou se, tal como aconteceu com alguns dos seus antecessores em idades semelhantes, vai optar por sair de cena.
O Papa, que não sonhava sê-lo, assumiu aposição em março de 2013, dando a entender que não ficaria no Vaticano até morrer. Após oito anos de um pontificado marcado pela humildade, apesar da debilidade física que apresenta, "o Papa Francisco ainda tem muita vida, apresenta-se com grandes convicções e ainda terá muito para dar à Igreja", considera Abel Canavarro, vice-diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto.
Ao contrário de Bento XVI, que pouco antes de renunciar apresentava uma saúde frágil, o investigador acredita que o atual Papa ainda tem muitas questões para cimentar.
Francisco foi o nome que escolheu ao ser eleito, fazendo referência a Francisco de Assis que descreveu pela simplicidade e dedicação.