"O papel da agrobiodiversidade na redução da aplicação de pesticidas"

Biotecnologia
"O papel da agrobiodiversidade na redução da aplicação de pesticidas"
Domingo, 9 de Julho de 2023 in Público online

Artigo de opinião por Marta Vasconcelos, docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Revisitarmos os pesticidas exige que pensemos não só na produção, mas também em todo o sistema alimentar e na cadeia de valor associada.
A utilização massiva de pesticidas começou como uma grande história inicial de sucesso há muitas décadas, levando a produtividades garantidas na agricultura convencional, a um controlo não manual das ervas daninhas e a uma agricultura mais previsível, rentável e homogénea.
No entanto, este cenário rapidamente se tornou problemático, uma vez que se começou a perceber a influência direta dos pesticidas na biodiversidade e na saúde humana e a sua influência indireta na evolução global dos tipos de sistemas de produção vegetal.