Porque "boas" lideranças fazem "o mal"?

Business School
Porque "boas" lideranças fazem "o mal"?
Quarta-feira, 14 de Junho de 2023 in Líder Online

Artigo de  opinião por Arménio Rego, docente da Católica porto Business School.
O que  conduz investigadores do assédio sexual e defensores dos direitos das mulheres  a adotarem condutas de assédio sobre mulheres? O que explica que o líder de uma  organização humanitária abuse sexualmente das vítimas que está a ajudar? Como  se compreende que uma liderança repleta de pergaminhos éticos seja apanhada em  escândalos éticos? Como interpretar os casos de abuso sexual na Igreja  Católica? Num mundo hipermediatizado, a caça ao escândalo tornou-se um negócio  bastante lucrativo. Casos como os descritos são, pois, alvo de grande atenção e  clamor público. Mas, desaparecida a espuma mediática, pouco ou nada muda.  Permita-se-me, pois, uma dupla reflexão: (#1) porque ocorrem estes escândalos?  (#2) como podem ser prevenidos?