"Prece para que Deus entre na Guerra"

Educação e Psicologia
"Prece para que Deus entre na Guerra"
Sábado, 26 de Março de 2022 in 7Margens Online

Joaquim Azevedo, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto.
Entra, Senhor, na Guerra,
nas mãos que cuidam, reparam, socorrem, limpam e reconstroem, pois elas são a própria esperança em carne viva.
Entra nos olhos de todos os que empunham armas, dirigem tanques, aviões ou drones e explica-lhes pelas tuas palavras e ações, sempre tão secretas e sábias, que do outro lado estão sempre outros olhos iguais aos seus, que sorriem e choram e que amam e são amados!
Entra, Senhor, na guerra, entra na cabeça de cada comandante que ordena a destruição de edifícios de habitação, escolas, hospitais, teatros e maternidades e traz-lhe ao pensamento as escolas dos seus filhos e netos e os hospitais onde estão os seus pais e irmãos.
Entra no coração carregado de medo de cada criança, para que este medo seja atenuado por mil pequenos gestos e olhares de socorro e cuidado, de modo que o rancor não encontre ramos onde poisar e crescer.