Projeto da Católica Porto na base para criação de fábrica de cosméticos portuguesa

Biotecnologia
Terça-feira, 20 de Abril de 2021 in Câmara Municipal do Porto Online

Há um novo projeto que está a colocar o Porto no mapa das cidades com maior capital de inovação na Europa. Chama-se Alchemy, une a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa à Amyris Bio Products Portugal, e pode dar origem à primeira fábrica de cosméticos no país. Quem o admite é o próprio CEO da Amyris Inc., que na recente visita que fez a convite da escola e em que também participou Rui Moreira, avançou que o investimento pode gerar até 200 postos de trabalho qualificados.

É no novo edifício da Escola Superior de Biotecnologia, com uma área superior a 9 mil metros quadrados divididos em cinco pisos, que está alojado o berço da unidade de produção que pode vir a ser criada. Entre os mais de 90 laboratórios e salas de aula, o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e a Amyris Portugal juntaram-se para fazer “alquimia”.

Com efeito, mais do que a partilha de instalações, o laboratório CBQF e a empresa subsidiária da norte-americana Amyris Inc., comungam também um projeto, o Alchemy. “Teve início em 2018 com o objetivo principal de estudar e desenvolver novas aplicações para os subprodutos/resíduos dos processos de fermentação da Amyris e da produção de cana-de-açúcar, potenciando assim o desenvolvimento de novas moléculas de elevado interesse comercial, com destaque para a indústria da cosmética”, sinaliza a Universidade Católica do Porto em comunicado, acrescentando que a investigação pode, igualmente, servir a nutrição animal e humana, novos materiais e farmacêutica.