"Quatro formas de tomar uma decisão em grupo"

Business School
"Quatro formas de tomar uma decisão em grupo"
Domingo, 23 de Abril de 2023 in Jornal Económico online

Artigo de opinião por Ricardo Morais, docente da Católica Porto Business School.
A tomada de decisão em grupo pode basear-se em palavras, em imagens, em protótipos e em revelações.
No artigo “Decision making: It’s not what you think.”, Henry Mintzberg e Frances Westley argumentam que a nossa forma de tomar decisões em grupo raramente é racional. Só em situações em que o contexto é estruturado, o problema é claro e a informação é fiável, é que podemos decidir de forma exclusivamente científica. Neste caso, o grupo tende a comunicar de forma verbal e analítica, designadamente pela elaboração e discussão de listas de pontos.
Se o problema for, por exemplo, a mudança para um novo escritório, o grupo fará uma lista de todos os itens decorativos necessários e decidirá a sua exata localização no novo escritório antes da mudança. Na prática, contudo, o dinamismo e a complexidade da realidade raramente se coadunam com esta abordagem que os autores denominam por “thinking first”.