"O que é um bom "emprego"?"

Business School
"O que é um bom "emprego"?"
Sábado, 9 de Setembro de 2023 in Notícias de Aveiro Online

Artigo de opinião de Arménio Rego, docente da Católica Porto Business School.
Um "bom emprego" é o que é bom tanto para a pessoa como para a empresa! Maus empregos conduzem à desmotivação, à desconfiança, e à execução das tarefas estritamente necessárias… … para manter o emprego. Empresa alguma beneficia com tal perfil.
Diferentemente, bons empregos estão associados a níveis mais elevados de empenhamento, dedicação, foco genuíno na qualidade dos produtos/serviços, empenho na satisfação dos clientes, e lealdade à empresa. Pensarão muitos leitores que esta é uma verdade de La Palisse que não merece sequer uma linha de discussão. Mas, infelizmente, algumas organizações são geridas como se as pessoas fossem apenas um custo, em cujo desenvolvimento não vale a pena investir e às quais importa pagar o menos possível.
O resultado é uma força de trabalho desvitalizada e muito pouco preocupada com o progresso da empresa. Não surpreende que, nesses casos, o desempenho da empresa seja modesto – e que, para melhorar os números, a gestão corte ainda mais nos “custos com pessoal”. Desenvolve-se então um círculo vicioso que, a prazo, resulta mal. Lamentavelmente, as pessoas assim geridas são encaradas com desconfiança e apodadas de “maus trabalhadores”. A gestão atribui a desmotivação à natureza preguiçosa das pessoas – mas é ela própria preguiçosa ao não compreender que a desmotivação radica, significativamente, no desenho dos postos de trabalho e suas condições.