"De que forma pode a IA melhorar o seu negócio?"

Business School
"De que forma pode a IA melhorar o seu negócio?"
Domingo, 30 de Julho de 2023 in Jornal Económico online

Artigo de opinião por Susana Costa e Silva, docente da Católica Porto Business School.
Muito se tem escrito sobre as vantagens do uso destes sistemas no apoio aos negócios. Porém, nem sempre essas explicações são fáceis de entender por empresários e gestores de organizações de menor dimensão.
A Inteligência Artificial (IA) revolucionou vários aspetos das operações de negócios e processos de tomada de decisão. Muito se tem escrito sobre as vantagens do uso destes sistemas no apoio aos negócios. Porém, nem sempre essas explicações são fáceis de entender por empresários e gestores de organizações de menor dimensão e nem sempre se consegue facilmente entender qual a ajuda que um algoritmo destes pode proporcionar. Para suprir essa lacuna, aqui estão alguns usos reais da IA em diferentes domínios de negócios:
1. Atendimento ao cliente: muitas empresas, como a Apple, usam chatbots com inteligência artificial, como a Siri, para fornecer apoio imediato ao cliente e responder às dúvidas que estes possam ter. Esses assistentes virtuais utilizam processamento de linguagem natural e algoritmos de machine learning para entender e responder aos pedidos dos clientes com maiores níveis de eficácia. Estes assistentes virtuais tanto podem funcionar em modo de texto, como a Anna da Ikea, ou de voz, como a BIA do Banco Bradesco.