"Reductio ad Putinum (e a apologia da discordância)"

"Reductio ad Putinum (e a apologia da discordância)"
Quarta-feira, 9 de Março de 2022 in CNN Portugal Online

José Azeredo Lopes, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica.
Na altura professor na Universidade de Chicago, foi Léo Strauss quem, em 1951, deu à luz num artigo o “reductio ad hitlerum”, depois também referido como “argumento ad hitlerum”. Inventou criticamente, é claro, tendo retomado a referência na obra “Natural Right and History”, dada à estampa dois anos depois. Neste livro, e quanto a esta questão, importa principalmente o capítulo II, Direito natural e a distinção entre factos e valores.
A construção é quase simplória. Consiste, numa qualquer discussão ou troca de ideias, em disparar para atingir o oponente com uma alegada similitude daquilo que defende com aquilo que defendeu o ditador Adolfo.