"Resgatar a Educação da espuma dos dias"

Educação e Psicologia
"Resgatar a Educação da espuma dos dias"
Terça-feira, 24 de Janeiro de 2023 in Público online

Artigo de opinião de Ilídia Cabral, docente da Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Católica no Porto.
Este ano, o Dia Internacional da Educação, com o mote “investir nas pessoas, priorizar a educação”, chega a Portugal num cenário de grande turbulência na Educação. À rejeição da proposta inicial de revisão do regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente pela classe, juntam-se reivindicações antigas como, por exemplo, a da recuperação do tempo de serviço perdido aquando do congelamento da carreira, à retenção de milhares de professores em escalões mais baixos e mal remunerados e a da eliminação da precariedade na profissão. O resultado é uma greve nacional de professores como há muito não se via, com impactos significativos nas aprendizagens dos alunos, na vida das escolas e das famílias.