Rui Soucasaux Sousa: "Lojas físicas no período pós-Covid: longe da vista longe do coração"

Business School
Rui Soucasaux Sousa: "Lojas físicas no período pós-Covid: longe da vista longe do coração"
Terça-feira, 19 de Outubro de 2021 in Negócios

Na última década, o setor do retalho tem proporcionado aos seus clientes a possibilidade de compra de produtos através de vários canais, tais como lojas físicas ou online. Por exemplo, hoje em dia, o consumidor pode comprar uma camisa numa loja, ou através da internet, recebendo-a em casa.

A pandemia teve um impacto significativo nestes modelos de venda, penalizando as lojas físicas em favor das compras online. Por um lado, durante a pandemia a experiência em loja deteriorou-se e foi percebida como insegura. Por outro, houve alturas em que as compras online eram a única alternativa disponível, como foi o caso no setor do vestuário. Este contexto quebrou receios e barreiras em relação às compras online e levou a que muitos clientes experimentassem pela primeira vez este canal. Simultaneamente, levou a que grandes cadeias de retalho acelerassem a tendência de fecho de lojas que já se vinha a verificar antes da pandemia.

Passada a pandemia, as lojas físicas reabriram e podem oferecer aos clientes uma experiência próxima da que existia antes. No entanto, o mundo mudou. Qual deve ser o papel das lojas físicas neste novo mundo?

pt