"Saúde Digital e Humanização: Novos Horizontes na educação e investigação em Enfermagem"

Ciências da Saúde
Quinta-feira, 7 de Março de 2024 in Jornal de Notícias

Artigo de opinião de Paulo Alves, diretor da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa.
No coração da revolução digital em enfermagem reside uma simplicidade paradoxal: a tecnologia, em toda a sua complexidade, serve como meio para nos ajudar a restaurar a nossa atitude básica em relação aos seres humanos. Como docente e investigador na vanguarda deste campo em transmutação, testemunho diariamente como a educação e a investigação em enfermagem está a navegar habilmente pelas águas da era digital, mantendo firmemente o leme na direção da humanização dos cuidados, focados na prestação de cuidados de excelência.
Exemplos são as inovações com algoritmos de inteligência artificial para previsão de riscos à saúde, monitorização avançada de cicatrização, gestão da dor e regimes terapêuticos, aliadas a tecnologias avançadas na saúde estética e sensores de mobilidade, redefinem os cuidados de enfermagem. Através de dispositivos wearables para a monitorização remota, estas tecnologias garantem intervenções precisas, proativas e personalizadas, elevando a humanização e eficácia do cuidado, marcando uma nova era na promoção da saúde.