"Sons da mudança: E se tocássemos a um ritmo diferente?"

Católica no Porto
"Sons da mudança: E se tocássemos a um ritmo diferente?"
Quarta-feira, 6 de Setembro de 2023 in Público online

Artigo de opinião por Francisco Mendes-Palma, Director de Global Engagement da Universidade Católica e Patricia Oliveira-Silva, Diretora do Human Neurobehavioral Laboratory da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
As práticas e padrões que seguimos caracterizam-se pelo consumo excessivo, pelo desperdício e pela exploração não sustentada dos recursos naturais. É um ritmo conhecido, mas insustentável.
Imaginemos um exímio tocador de tambor. Ele é dotado de talento, mas com uma singularidade: ele toca o seu tambor num ritmo não completamente reconhecido, desafiando as convenções musicais vigentes. Muitos ficam incomodados com a sonoridade peculiar daquele tambor, mas outros sentem-se curiosos e atraídos pela novidade daquele som.
Usemos a metáfora do tocador de tambor para refletirmos sobre os padrões de consumo que fomos registando nas últimas décadas, e que são insustentáveis para o planeta.